sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Os baldes de água fria

Eu já tinha escolhido o destino. Então, foi hora de ir à caça de agências de intercâmbio para ver custos e condições. O Google virou o meu "melhor amigo" nesse momento (rs) Achei umas quatro aqui perto de casa e fui em pessoalmente em todas - IE, STB, Just e BEX. Ao chegar na primeira, eu disse que queria um orçamento sem compromisso para estudar em Dublin por 3 meses e também trabalhar para tentar custear minha estadia. Foi quando eu soube que para "pegar no batente" por lá era necessário fazer, no mínimo, 25 semanas (6 meses) de curso. Isso é uma exigência do governo irlandês. E veio o primeiro balde de água fria, afinal ia acabar custando o dobro do que eu previa. Mas "cálculos aqui, cálculos acolá" e os problemas acabaram. Com sacrifício (rs) ia dar pra confirmar tudo.



Enfim, das quatro, uma me deu um orçamento astronômico (!) e as outras foram compatíveis. Acabei ficando com a Just Intercâmbios, que não fez o menor preço, porém me deu as melhores condições. Paguei $1.795 euros pelo curso (vou estudar na DBL College) mais $920 euros pela acomodação em casa de família com quarto de solteiro e meia pensão (segundo balde de água fria - achei caríssimo e recusei a hipótese de pagar tanto pra ficar só 4 semanas, mas foi um preço equivalente (!) com os outros orçamentos) e mais $120 euros de taxa administrativa. É, depois de 4 semanas eu já tenho que cair fora e ir pro meu canto = assim que chegar lá, já tenho que procurar um lugar pra morar, além do emprego (!). Ai, ai, ai...

Deixei a passagem aérea por conta da agência também (há a opção de você mesmo se responsabilizar pela compra), pois haveria a facilidade de um preço mais em conta, com tarifa de estudante, blá blá blá. Vou voar pela Air France (com conexão em Paris) por $1.304 dólares, ida e volta - pesquisando no site da companhia, o mesmo vôo sai por mais de $2.000 dólares (!).

Fora outros detalhes... Mas com isso já dá pra ter uma noção do (grande) investimento. Fica maí, então, alguns valores a título de curiosidade ou pesquisa, pra quem tem interesse em fazer intercâmbio também.

Um comentário:

Anônimo disse...

Caraca, que doido!
Foi complicado, mas aproveite a oportunidade. Eu já quis fazer, mas intercambio não é pro meu bico =( a menos que eu trabalhasse, economizasse e me demitisse pra fazer intercambio rs mas ai ja estaria velho!
em suma, aproveite essa oportunidade!